Vanessa Sampaio do Amaral


Mesmo que demoremos a nos dar conta, a prática da leitura está presente em nossas vidas a todo o momento, se manifestando sempre que começamos a tentar “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de perceber o mundo sobre diferentes perspectivas e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, seja relacionando nossa realidade vivenciada ou a situação ficcional tirada de um livro, estamos sempre realizando uma leitura, reafirmando, desconstruindo ou criando novos parâmetros. Dessa forma, a leitura se transmuta em um poderoso instrumento libertador de transformação do próprio indivíduo e de tudo que o constitui, por tanto, transformador da própria realidade.
Livro, de objeto detentor de informações, de agente de viagem ao mundo da imaginação, de validador da aprendizagem, mas acima de tudo, livro, de livrar-se das amarras, dos estereótipos, do fatalismo... Libertar-se através do conhecimento, brincando com as palavras, criando um novo verbo... Porque se eu me livro, tu se livras, ele se livra... E além de alcançar a liberdade, também estamos nos vestindo de tudo que o livro proporciona, o livro passa a habitar em nós, a nos revestir.
Com essa ideia libertadora, tão urgente e necessária de transformação da nossa sociedade, do mundo em que habitamos, que construímos e nos constrói é que desejo fervorosamente fazer parte desse GT, um grupo de trabalho que terá a alegria e responsabilidade de pensar e organizar, juntamente com demais membros da sociedade civil que deseje colaborar, o documento que proporcionará a garantia do segmento e valorização do livro e da leitura num âmbito global, abarcando município, estado e nação.
De minha parte comprometo-me a oferecer minha paixão e dedicação por essa luta, contribuindo também com minha experiência e profissionalismo para levar a leitura e o livro a seu devido grau de importância.

Currículo:
Mediadora de Leitura, professora na rede pública de Duque de Caxias desde 2003, há mais de seis anos na função de Dinamizadora de Leituras Literárias e pesquisadora autônoma sobre a temática de políticas de livro e leitura.
Apaixonada por livros, pela leitura, pelas palavras. Escritora amadora nas horas vagas, Contadora de histórias de carteirinha, implementadora e incentivadora de projetos de leitura e teatro na escola, mãe em tempo integral, de um casal de filhos (sete e onze anos) também apaixonados pelos livros. 
Moradora de Nilópolis, baixada fluminense, formada em Pedagogia pela UFF de Niterói, que acaba de ser aprovada para o Mestrado em Educação na UNIRIO, iniciando em 2017. Porque mulher da periferia e mãe que escolhe criar filhos sozinha não desiste nunca e assim se transforma em potencial agente de mudança dessas distorções no nosso mundo.
Entre minhas formações continuadas mais relevante na área de Leitura, posso citar os cursos e oficinas:
- Letramento Literário: Práticas de Incentivo à Leitura – Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
- Oficina de Contadores de história – Maria Clara Cavalcanti/ LerUERJ 
- Curso de Contadores de Histórias – Profº Francisco Gregório/ Paço Imperial 
 -Curso: Interpretação teatral – FETAERJ com Paulo Marcos de Carvalho 
- Curso: Oficina O Livro Falado - Ciama/ Caixa Cultural
- Curso: Improvisação Teatral – Tablado 
- Curso: Interpretação (com Emmanuel Santos e Gabriel Bezerra) e Direção teatral (Leonardo Simões) – Ampla/ ONG Leia Brasil
Num projeto único e maravilhoso que envolveu toda a escola na promoção da leitura, ganhamos o 1º Lugar no Concurso, intermunicipal, Leitura Ampla - Energia positiva para mudar _ Ano 2: Apresentações teatrais "Suba nesse palco" – Premiada na categoria infantil com a peça "A Ciranda da Cambaxirra" (com alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.
Entre leituras relacionadas a temática, cito e indico os textos que tenho procurado revisitar:
 - O Manifesto por um Brasil Literário de Bartolomeu Campos de Queirós
 - Guia do Plano de Elaboração e Implementação dos Planos estadual e municipal do livro e leitura
 - Lei 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro.
 - Lei 7.035, de 07 de julho de 2015 que institui o Sistema Estadual de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e o Programa Estadual de Fomento e Incentivo a Cultura.
 - PNLL Plano Nacional do Livro e Leitura – Textos e Histórias
 - Caderno do PNLL
 - Literatura Infantil – Gostosuras e bobices, da Fanny Abramovich.
 - Leitura nas séries iniciais. Editora Projeto, da Elizabeth Baldi.
 - Do mundo da Leitura Para a Leitura do mundo, da Marisa Lajolo. 

Previous
Next Post »
0 Comentário