Marcos Pastana Santos


Venho através desta, justificar junto ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Rio de Janeiro e membros da sociedade civil e poder pública minha intenção em participar das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura. Como bibliotecário possuo quase 10 anos de experiência profissional. Há 6 anos milito na produção de acervos acessíveis para usuários com deficiência. Há tempos observo a necessidade de GTs voltados para a produção e difusão do livro, principalmente para as camadas populares da sociedade, incluindo as minorias.
Como Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro pela UNIRIO, acredito que minha participação nas discussões pertinentes, possibilitará trocas de experiências para a proposição de ações para a produção de livros que permeiam a diversidade humana.
Creio que o trabalho de aprofundamento e construção de propostas para o incentivo a democratização da leitura e acessibilidade informacional para usuários com necessidades especiais permitem a discussão em torno da diversidade cultural.
Nesse sentido, conto com a colaboração dos senhores (as) para que eu possa participar deste GT e contribuir para a implementação das propostas a serem construídas com o coletivo.

Currículo:
Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015). Especialista em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). Atualmente é Coordenador de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Paracambi. Atua como Professor I - Itinerante de Educação Especial da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena - Campus Paracambi - Publicado pela Norma de Ação n° 055 de 24 de agosto de 2015. Membro do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais - Campus Paracambi - Publicado pela Norma de Ação n° 047 de 04 de novembro de 2014. Atuei como professor tutor da Especialização em Educação Especial/Deficiência Mental pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tenho experiências em Biblioteconomia e Gestão de Unidade da Informação. Pesquiso sobre bibliotecas especiais, estudo de usuários, formação e desenvolvimento de coleções, bibliotecas escolares e tecnologias assistivas para usuários com deficiência. Membro do Grupo de Pesquisa: Inovação Social, Inclusão, Acessibilidade e Tecnologias Assistivas em Biblioteconomia Especial. Membro do Grupo de Pesquisa: Perspectivas da biblioteca como organização criativa na otimização dos recursos de aprendizagem: da acessibilidade à fluência informacional. Autor do livro: Acessibilidade para os usuários com deficiência intelectual em biblioteca publica. 
Previous
Next Post »
0 Comentário