Estou me candidatando por acreditar na necessidade do estabelecimento do eixo criativo no PELLLB-RJ, eixo este que está ausente na maioria dos planos municipais e estaduais relacionados ao livro, leitura, literatura e bibliotecas, incluindo o Plano Nacional. Creio na necessidade do envolvimento de escritores na construção de um trabalho de fortalecimento do estímulo à escrita e também na formação e uma inicial regionalização dos escritores do estado do RJ, atuando, desse modo, para o estabelecimento de políticas e ações que visem prover a estes meios e estruturas de trabalho para que o estado do Rio de Janeiro possa ter uma produção literária vigorosa e abundante, formando um mercado interno de leitores e se projetando literariamente nacional e internacionalmente.
Currículo:
Bárbara Caldas é escritora e especialista em projetos de formação de
leitores com mais de dez anos de atuação nesse setor, tendo sido
coordenadora geral de projetos da Leia Brasil, realizando programas e
ações de incentivo à leitura junto a escolas públicas do interior de
grande parte do país, trabalhando diretamente com órgãos públicos de
educação e cultura, com grandes expoentes da literatura, da cultura e
das artes brasileiras e com grandes empresas patrocinadoras.
Pela sua empresa, a Mater Produções, fundada em 2013, realizou por dois
anos consecutivos o “Leitura em Xerém”, trabalhando com a formação de
jovens de escolas estaduais deste distrito de Duque de Caxias na Baixada
Fluminense e tem trabalhado na produção de longas-metragens e projetos
editoriais.
Em 2016 foi eleita como membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de
Janeiro no segmento de Literatura.
2 Comentar
Conheço o engajamento da Bárbara nas ações de fomento à leitura principalmente junto àqueles que mais têm necessidade!! Parabéns Bárbara pela disposição em continuar trabalhando e servindo à comunidade através do GT de Leitura.
BalasOlá Bárbara, Desculpa usar seu blog, mas estamos procurando descendente sobrenome Cortese, filhos do Italiano Gio Maria Cortese (Giovani - João), e ele teve mais 2 irmãos Bortolo Cortese e Alberto Cortese e uma irmã Maria Maddalena Cortese. Os pais deles chamavam Nicolo Cortese e Anna Maria Pozza. Vamos ter um encontro da Familia Cortese no dia 23/2/20 (Domingo Carnaval) na cidade de Vargem Grande do Sul-SP, cidade onde os Nonos Italianos foram morar quando chegaram da Itália em 3.6.1896. Só falta localizar a geração do Gio Maria Cortese, que contam os primos mais velhos que ele foi morar no Rio de Janeiro e gostava de samba. Você poderia verificar com seus familiares mais velhos se vocês pertencem a geração do João ou Giovani Cortese que veio da Itália com aproximadamente 14 anos, com os pais e os irmãos? Eu sou bisneta da Maria Maddalena Cortese, a qual casou com um italiano Lodoviglio Silvestri e não tenho o sobrenome Cortese. Abraços, Rosélia Silvestri
Balas